A premiação é sobre a sétima arte, mas é claro que tem espaço para as músicas no Oscar 2022. Até porque, todo filme fica mais especial quando tem aquela trilha sonora dando toda a carga emotiva, não é verdade?
Neste ano, a cerimônia do Oscar acontece dia 27 de março e a parte musical está pra lá de interessante com grandes nomes da música como Beyoncé, Billie Eilish, Ariana Grande, Jay-Z entre outros.
Sobre as músicas do Oscar 2021, o grande vencedor na catoria Melhor Canção Original foi Fight for You, do filme Judas e o Messias Negro. E em 2022, quem sairá com a estatueta?
Se prepare para a cerimônia e confira a seguir as indicações musicais do Oscar 2022!
Desde 1934 que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos premia as músicas originais, criadas especialmente para os filmes. Quem costuma fazer as indicações das músicas que irão concorrer à premiação são compositores e letristas membros da Academia.
Há bastante diversidade entre os gêneros dos filmes que concorrem na categoria Melhor Canção Original, o que torna as músicas do Oscar 2022 bem relevantes.
Neste ano, o Oscar 2022 conta com concorrentes renomados da música na categoria de Melhor Canção Original, que são as músicas inéditas criadas para os filmes. Os indicados são:
A maior diva da música pop atual, Beyoncé, concorre na categoria Melhor Canção Original com Be Alive, criada exclusivamente para o filme King Richard: Criando Campeãs.
Dirigido por Reinaldo Marcus Green, o filme é inspirado no pai das tenistas Serena Williams e Venus Williams, Richard Williams, que faz de tudo para que as filhas se destaquem no esporte.
Beyoncé se uniu a Darius Scott Dixson para compor Be Alive e esta é a primeira vez da cantora concorrendo na categoria.
Tem animação da Disney concorrendo com Melhor Canção Original com Dos Oruguitas, interpretada pelo cantor colombiano Sebastián Yatra, e composta por Lin-Manuel Miranda.
Dos Oruguitas foi feita originalmente para o filme Encanto, que se passa na Colômbia e conta a história da família Madrigal e seus poderes e os desafios de cuidar de uma comunidade.
Belfast, dirigido por Kenneth Branagh, conta a história dos conflitos na Irlanda do Norte na década de 60. O filme mostra a perspectiva de Buddy, garoto de 9 anos, pertencente a uma família da classe trabalhadora e o sonho de conquistar uma vida mais digna.
A música que dá o pano de fundo para as cenas do filme é Down to Joy, do compositor britânico Van Morrison.
Apesar de concorrer como música original, há rumores que circulam entre os próprios fãs de Van Morrison que Down to Joy é similar a uma canção antiga do cantor, Coming Down to Joy.
Ninguém duvida que Billie Eilish está com tudo e ainda mais agora concorrendo ao Oscar com a música No Time to Die.
A cantora compôs a música original de 007 – Sem Tempo Para Morrer em parceria com seu irmão, Finneas O’Connell. É a 6º vez que uma música da franquia 007 concorre na categoria de canção original, porém, é a primeira vez de Billie Eilish.
As músicas criadas para o personagem James Bond são apontadas por críticos como sendo um elemento chave dos filmes. Ouça a seguir a interpretação de Billie Eilish e vamos aguardar o veredito. Será que ela leva a estatueta?
A cantora country Reba McEntire dá voz a Somehow You Do, música original do drama Four Good Days, dirigido por Rodrigo García.
O longa conta com elenco de peso com as atrizes Mila Kunis e Glenn Close, que fazem os papéis respectivos de filha a mãe numa luta contra as drogas. Mila Kunis interpreta Molly, que é usuária desde a adolescência e Deb, vivida por Glenn Close está decidida a ajudar a filha em mais uma reabilitação.
Somehow You Do foi composta por Diane Warren e é o primeiro lançamento de Reba McEntire após um hiato de dois anos. A melodia tem o peso preciso da dramaticidade do filme e fala sobre ser forte e resiliente.
Foi em 1935 a primeira vez em que o Oscar decidiu premiar na categoria de Melhor Trilha Sonora Original.
Assim como na categoria de Melhor Canção Original, a regra para a trilha sonora é que os músicos e compositores tenham criado algo exclusivo para os filmes.
São analisados conceitos como harmonia, originalidade e tema das canções, para que a trilha se encaixe com a narrativa do filme. Vejamos quem concorre nesta categoria:
Um dos filmes mais falados de 2021, disponível na Netflix, Não Olhe para Cima concorre como Melhor Trilha Sonora Original.
As canções que compõem o filme foram criadas por Nicholas Britell, compositor e pianista americano, responsável também por trilhas de Cruella, Moonlight – Sob a Luz do Luar, A Grande Aposta, entre outros.
Não Olhe para Cima narra de forma cômica e um tanto trágica a história de dois cientistas que descobrem que a Terra está em perigo com a vinda de um cometa. Porém, eles precisam enfrentar os negacionistas presentes na mídia e no próprio governo.
O compositor alemão Hans Zimmer é o responsável pela trilha sonora do filme Duna, mais um que concorre na categoria de Melhor Trilha Sonora Original.
Uma das surpresas da trilha sonora criada por Zimmer é a inclusão da música Eclipse, do Pink Floyd, presente no icônico álbum The Dark Side of The Moon, lançado em 1973.
O compositor recriou uma versão perfeita para dar o clima que Duna transmite aos espectadores, não apenas na canção Eclipse, mas em todas as demais que fazem parte do filme.
Inspirado na série de livros de Frank Herbert, Duna tem direção de Denis Villeneuve e se passa em um futuro distante, no qual o duque Leto Atreides tem a missão de administrar o planeta desértico Arrakis.
Além de concorrer na categoria Melhor Canção Original, a animação da Disney Encanto tem chance de sair da premiação também com o prêmio de Melhor Trilha Sonora Original.
Quem assina as canções criadas exclusivamente para o filme é Germaine Franco, que já faz história ao ser a primeira mulher latina a ser indicada nesta categoria. Além disso, ela é a primeira mulher a criar uma trilha sonora de animação para a Disney.
Na Billboard 200, a trilha sonora de Encanto se destacou, permanecendo por três semanas consecutivas no primeiro lugar.
Entre as músicas do Oscar 2022 estão também as canções que compõem a trilha sonora do filme Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar. O filme mais novo do consagrado diretor espanhol está disponível na Netflix, caso você queira maratonar antes da cerimônia.
Estrelado por Penélope Cruz, o filme narra as histórias de duas mães que dão a luz a seus filhos no mesmo dia e terão suas vidas entrelaçadas para sempre.
A trilha sonora sutil de Alberto Iglesias se entrelaça com muito bem os dramas e a complexidade que envolvem a trama.
O responsável pela trilha sonora do filme Ataque dos Cães é Jonny Greenwood, um dos integrantes da banda Radiohead. Com canções instrumentais belíssimas que alternam em melodias leves e tensas, a trilha sonora original de Ataque dos Cães pode se destacar na premiação.
Dirigido por Jane Campion, o longa, disponível na Netflix, narra a história de dois irmãos ricos e donos de uma grande fazenda em Montana, nos Estados Unidos, porém, cada um tem uma personalidade bastante distantes.
O ator Benedict Cumberbatch é o protagonista no papel do irmão mais carrancudo, e concorre também na categoria de Melhor Ator.
Outra categoria musical do Oscar é a de Melhor Som. Ela representa a parte mais técnica da premiação, na qual o júri tem como foco principal analisar a criação e captação dos efeitos sonoros.
Cabe aos jurados ficarem atentos a respeito da sincronia das falas dos personagens, a trilha sonora e efeitos sonoros de cada filme. Os indicados na categoria Melhor Som do Oscar 2022 são:
Uma música que entra no momento preciso de uma cena tem o poder de transformar não apenas o filme, como dar a carga emotiva perfeita ao espectador.
É por isso que a música é um elemento crucial da sétima arte. Se você é cinéfilo, vem conferir com a gente as 10 melhores trilhas sonoras da história do cinema!